Mesmo com derrota, as meninas do sub-13 e sub-14 continuam na disputa para boas colocações, no Estadual e Paulista

O Sábado (18) e o Domingo (19) foram dias importantes para as equipes de basquete, sub-13 e sub-14, do A.D Centro Olímpico. Quem esteve no Centro de Desenvolvimento Bradesco/Osasco, na grande São Paulo, presenciou os jogos de dois grandes torneios desta temporada: O Campeonato Estadual- Sub-14 e o Campeonato Paulista- Sub- 13.

Realizados pela Federação Paulista de Basquete, as competições são importantes para a construção e descoberta de novos talentos do esporte. Apesar das derrotas sofridas pelas duas equipes, ambas continuam nos respectivos campeonatos e lutam por boas colocações.

Segundo a Técnica Profª Vânia Paulette, 50, que trabalha há mais de 25 anos na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, “as equipes do COTP são homogêneas e se mostram empenhadas”. A supervisora da seção técnica, de basquete, diz também que: “o trabalho tático, individual e técnico são os meios utilizados para a preparação das mesmas, visando que cada atleta tenha condições necessárias de chegar a grandes times, e seleções”.

A competição estadual

A primeira rodada do Quadrangular Final, da série ouro, do campeonato estadual, iniciou-se às 15h do dia 19. Em quadra, o time do Centro Olímpico e a equipe do APAGEBASK/Guarulhos buscaram o melhor resultado, que ficou com o grupo da grande São Paulo, por 69 a 27.

As meninas do COTP não se apresentaram bem durante todo o duelo. Ao fim do primeiro período, o placar já apontava 22 a 02, para o time do APAGEBASK. Com vinte pontos de diferença, logo no início, não foi fácil reverter à situação. Nos outros três períodos os resultados foram: 10 a 4; 19 a 9 e 18 a 12, respectivamente. O primeiro tempo terminou em 32x 06, e o segundo com 37 x 21, para o time de Guarulhos.

O Campeonato Estadual é formado por seis equipes, que disputaram entre si em turno e returno. Os classificados da segunda fase são os quatro melhores da primeira, que disputam o quadrangular final, formados por: APAGEBASK/Guarulhos, Bradesco/Osasco, CA. Juventus e AD. Centro Olímpico.

Os dois últimos prêmios do estadual foram conquistados pelo time de Guarulhos. A próxima rodada da competição será feita às 17h, no dia 26 de outubro. Desta vez, o time do Centro Olímpico enfrentará no Clube Juventus, a equipe da casa.

O torneio paulista

No sábado (18), a partir das 9h, aconteceu a primeira rodada do Quadrangular Final, da série ouro, do campeonato Paulista. Em quadra, o time do Centro Olímpico e a equipe do Basketball/Santo André/APABA tentaram a vitória, que ficou com o grupo da grande São Paulo, por 55 a 27.

As meninas do COTP até apresentaram bons momentos, mas foram surpreendidas pela habilidade do time de Santo André. O primeiro tempo terminou com 33 a 13, e o segundo com 22 a 11, para o time de Guarulhos.

Formado por 9 equipes, o campeonato paulista apresenta times que disputaram entre si em turno e returno. Para a segunda fase, classificaram-se 8 times: 4 para a série ouro e 4 para a série prata.

As equipes que passarem da série ouro disputarão o Campeonato Estadual. As melhores da série prata duelam na forma de quadrangulares, onde se define a classificação final do Campeonato Paulista. A próxima rodada do Quadrangular será feita às 9h, no dia 25 de outubro. As meninas do Centro Olímpico enfrentarão o AE Valinhos, na cidade das adversárias.

Texto: Ludmilla Florencio – ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br