O ADECO- equipe do COTP- segue na competição e busca mais um título para este ano de 2014
 

A segunda fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Caixa 2014 está empolgante. Os times que passaram a fase de grupo, e a primeira fase, jogam entre si em dois grupos- 6 e 7- para a classificação das semifinais.
O ADECO, time de futebol brasileiro do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), mantém-se competitivo no campeonato. Passada a fase de grupos e a primeira fase, a meta agora é fazer uma boa segunda fase e ir para as semifinais. A partir daí, será possível lutar por mais um título- como foi no ano passado.

O Campeonato

Realizado entre 10 de setembro e 22 de novembro, o campeonato é apoiado pelo Ministério do Esporte,em conjunto com a Caixa Federal e organizado pela CBF, juntamente a SportPromotion. Com 20 times, divididos entre 10 estados, a competição tem o intuito de dar visibilidade as meninas e incentivar cada vez mais o crescimento desse esporte.

Os clubes envolvidos possuem grande tradição e torcida na modalidade. Apesar do desconhecimento por parte do público, o futebol feminino apresenta grandes atletas e jogos emocionantes. Nesta segunda fase, os times que lutarão pela faixa de soberania são: Iranduba – AM, Pinheirense – PA, Caucaia – CE, Náutico – PE, Foz Cataratas – PR, Vasco da Gama – RJ, Vitória – PE, São Francisco – BA, Duque de Caxias – RJ, Bahia – BA, Ferroviaria – SP, São José – SP, Botafogo – RJ, Portuguesa – SP, Adeco – SP, Avaí – SC, Sport-PE, Viana – MA, Kindermann – SC e Chapecoense – SC.

As participações do ADECO

O ADECO, time do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), vem com bons resultados na competição. Na segunda fase do campeonato, o time se mantém como vice líder do grupo 6, com 7 pontos. A equipe tem em quatro jogos: duas vitórias, uma derrota e um empate.

Fase de classificação

Às 15h30 do dia 04 começou a última partida para a fase de classificação. Quatro equipes disputaram entre si duas vagas para a fase seguinte. O ADECO se deslocou até o Estádio do Canindé, apenas para garantir sua classificação. Mesmo com diversas chances de gols criadas, e com os dois times pressionando ferrenhamente, o jogo terminou no 0 a 0. As meninas do Centro Olímpico se classificaram pelo saldo de gols.

Os jogos da segunda fase

Dia 08

O primeiro jogo, da segunda fase, foi contra a atual equipe campeã paulista: Araraquara, no dia 08 de outubro e em casa, no Estádio do Pacaembu. Mesmo com grande empenho das duas partes, com um jogo totalmente disputado dos dois lados, o placar terminou no 0 a 0.

Dia 13

A partida seguinte, no dia 13, marcou o duelo contra o time de Pinheiros, no Estádio Abelardo Conduro, em Belém – PA. O time desconhecido pelo COTP causava um tanto de preocupação, juntamente com o clima quente e úmido característico da região Norte.
Os desfalques do ADECO, a pressão da torcida adversária e o calor fizeram que a partida fosse um tanto complicada. Mesmo assim, Cristiane bateu um forte cruzado e abriu o placar, terminando a primeira etapa em 1 a 0. Na volta, Darlene ampliou aos 5 minutos de partida, e quando o relógio marcava 10 minutos do segundo tempo, Cristiane fez mais um, 3 a 0.
Mesmo em vantagem, o time paulista se atrapalhou em certo momento e abriu espaço para que a equipe do Pará fizesse um gol de diferença, 3 a 1. Com intuito de não permitir que as meninas da casa crescessem, o ADECO conseguiu ampliar com um gol de pênalti da Tamires, 4 a 1.
A partida continuou apertada, e em uma troca de passes bem sucedida, o time de Pinheiros conseguiu diminuir a vantagem com um belo cabeceio, 4 a 2. O time do Centro Olímpico não deixou barato e com Tamires, que chutou forte no meio do gol, a vantagem do ADECO foi de 5×2, placar final.

Dia 16

No dia 16/10, as meninas viajaram para o Nordeste, Pernambuco, e enfrentaram o Vitória. Já no primeiro minuto de jogo, o ADECO mostrou para o que veio. Com uma roubada de bola na intermediária, Cristiane conduziu e chutou forte da meia lua da área, fazendo com que o objeto batesse nas costas da zagueira adversária e entrasse para o fundo do gol, 1 a 0.
Com uma falha boba da defesa da equipe paulistana, a atacante do Vitória conseguiu empatar a partida, 1 a 1. Em cobrança de escanteio, Tamires aproveitou o rebote e conseguiu abrir vantagem, mais uma vez, para o time de São Paulo, 2 a 1.
Com 15 minutos da primeira etapa, e aproveitando a falha da zaga, do time do Nordeste, Darnele levou e cruzou para Cristine aumentar a diferença, 3 a 1. Pela ponta direita, a lateral do Vitória cruzou forte, enganou a zaga do ADECO e fez com que as meninas marcassem contra, 3 a 2. Darnele, mais uma vez, conduziu e cruzou para Cristiane ampliar o placar, 4×2 .
A segunda etapa não teve o mesmo ritmo, mas o controle maior do time do Centro Olímpico. Darnele sofreu um pênalti, que Cristiane cobrou com louvor, 5 a 2 placar final da partida.

Dia 19

O jogo do dia 19 aconteceu a partir das 10h, contra a equipe do Ferroviária, no Estádio Arena da Fonte, dando início ao returno da segunda fase. O primeiro gol foi marcado por Fabiana aos 15 minutos da primeira etapa, 1 a 0. Aos 31, as meninas do time adversário conseguiram empatar, após um tempo dominando o jogo, 1 a 1.
Um minuto após este lance, a zaga do ADECO se atrapalhou e permitiu que o placar do Ferroviária ficasse em vantagem, 1 a 2. No fim do primeiro tempo, após uma entrada forte, Darlene foi expulsa e deixou o time paulistano desfalcado.
Aos 4 minutos da segunda etapa, mais um gol deixou a situação ainda mais difícil para o ADECO, 1 x3. Mesmo com a pressão do time do Centro Olímpico, a equipe de Araraquara se mostrou superior e soube controlar a partida, que terminou em 1 ADECO x Ferroviária 3.
O próximo jogo será dia 22/10, às 15:00, contra a equipe do Pinherense, no Estádio do Pacaembu.

Mais informações do Campeonato: http://www.sportpromotion.com.br/brasileirao/

Texto: Ludmilla Florencio- ljflorencio@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Centro Olímpico- Futebol Feminino/ Facebook